De Prima


Momento de reflexão

Pela primeira vez em cinco anos, o São Paulo passou uma temporada sem conquistar títulos, fato que não acontecia desde 2004, quando o clube do Morumbi ficou entre os quatro primeiros no Brasileirão e voltou à Libertadores após dez anos de ausência, no torneio continental.

De 2005 até 2008 o São Paulo conquistou o Paulistão 2005, Libertadores 2005, Mundial de Clubes da FIFA 2005, Brasileirão 2006, Brasileirão 2007 e Brasileirão 2008. Estas últimas conquistas deixaram o torcedor são-paulino mal acostumado, já que não é possível ser campeão todos os anos.

No entanto, não há como isentar o clube pela perda do Brasileirão 2009. Depois de começar o campeonato muito mal e de conseguir uma arrancada impressionante, o São Paulo chegou à liderança do Brasileirão, como nos anos anteriores. Porém, desta vez, não suportou a pressão até o final do campeonato.

O time comandado por Ricardo Gomes levou sete gols nos últimos dois confrontos, contra Botafogo e Goiás, acumulando duas derrotas nas rodadas finais do Brasileirão, o que foi fatal para as pretensões do clube do Morumbi, que sonhava com o Hepta.

Apesar de não ter ganhado títulos em 2009, o elenco são-paulino é um dos melhores do Brasil, mas isso não significa que o clube do Morumbi tenha carências em diversas posições. Mesmo se fosse campeão, o São Paulo já dispensaria alguns jogadores. Com a perda do título, a lista não só pode, como vai aumentar.

Hugo e Borges não devem ter seus contratos renovados. O contrato do zagueiro Rodrigo vence no final de dezembro e a diretoria tricolor também não deve renovar. Não há nada confirmado oficialmente, mas a torcida são-paulina quer a cabeça do zagueiro Renato Silva, que fez uma temporada muito ruim no São Paulo.

Washington é outro que não ficará. Mesmo sendo o artilheiro do time na temporada, os 35 anos de idade e o alto salário do Coração Valente serão fatores fundamentais para impedir uma possível renovação.

Outras dispensas devem pintar pelos lados do Morumbi, assim como contratações para repôr o elenco. Fernandinho (Barueri), Carlinhos Paraíba (Coritiba) e Marcelinho Paraíba (Coritiba) são nomes dados como certos.

E assim surge um novo ciclo no São Paulo rumo a novas conquistas em 2010.

 




 Escrito por Ronie Anderson às 23h24 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


 
 




UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis
Fórmula 1 com opinião e humor
Spoilerproof: Modus Operandi
 
 

Dê uma nota para meu blog